Saúde, Paz, Harmonia...

Prefiro as Convicções mutantes
Às incertezas constantes

Palavras que o vento não leva...

Clarice Lispector. "... uma das coisas que aprendi é que se deve viver apesar de. Apesar de, se deve comer. Apesar de, se deve amar. Apesar de, se deve morrer. Inclusive muitas vezes é o próprio apesar de que nos empurra para a frente. Foi o apesar de que me deu uma angústia que insatisfeita foi a criadora de minha própria vida. Foi apesar de que parei na rua e fiquei olhando para você enquanto você esperava um táxi. E desde logo desejando você, esse teu corpo que nem sequer é bonito, mas é o corpo que eu quero. Mas quero inteira, com a alma também. Por isso, não faz mal que você não venha, espararei quanto tempo for preciso."
Confúcio: "O que eu ouço, eu esqueço. O que eu vejo, eu lembro. O que eu faço, eu entendo."
Madre Tereza de Caucutá: "É inadmissível nos permitirmos que alguém saia da nossa presença sem se sentir melhor e mais feliz."
Paulo Freire: "A subjetividade muda no processo de mudança da objetividade. Eu me transformo ao transformar. Eu sou feito pela história ao fazê-la."
Sartre: "o importante não é o que fizeram de mim, mas o que eu faço do que fizeram de mim."
[autor]: "Palavras categóricas e ásperas são sinal de uma causa infundada."
Madre Tereza de Caucutá: "Não ame por beleza, pois um dia ela acaba, não ame por adimiração, pois um dia pode se decepcionar. Ame apenas, pois o tempo nunca poderá apagar um amor sem explicação."
Diamante: "A pessoa que briga por uma única verdade, na realidade está defendendo sua mentira!"
Voltaire: "Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las."
Oscar Wilde: "Se você não consegue entender o meu silêncio de nada irá adiantar as palavras, pois é no silêncio das minhas palavras que estão todos os meus maiores sentimentos."

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Fundamental

Fundamental é se sentir livre, cheio de desejo e não transformar tudo em jogos de disfarces. É não tornar o passível de concretude em ilusão, mesmo quando as coisas não estejam exatamente do jeitinho que queremos. Fundamental é amaciar ao invés de recrudescer porque o tombo pode invariavelmente ser nosso. Fundamental é sorver o acaso de olhos fechados e coração aberto sem tentar consertar o mundo porque às vezes o sonho é real e somos nós que não entendemos. É deixar a pele falar pelo que é consciente e controlado. É fazer o sorriso fluir independente do caminho percorrido, porque tem momentos em que a loucura de simplesmente se deixar levar pode abrir as portas de sentimentos puros, genuínos e adormecidos.
Fundamental é ir na contramão, fugir do que é obtuso. Fundamental é recriar, reconhecer, reinventar porque a geografia está para a distância assim como as horas estão para a ansiedade. É fundamental ter vontade. Fundamental é valorizar sem definir. É prospectar ao invés de se entregar ao preconcebido. Fundamental é perceber o entorno a partir da graça e da singularidade que o entorno tem; sem comparações... Porque forma e função são diametralmente opostas, basta olhar com olhos de ver... Fundamental é ter a ousadia dos vencedores e a paciência dos que sabem onde não querem chegar porque em vários momentos a pressa nos leva a atalhos, e estes a desenganos e a abismos que só nos apontam as limitações, impedindo os avanços. Fundamental é se deixar ser feliz. É deixar alguém feliz por nós e conosco. É fazer acontecer sendo justa e somente quem somos. É fundamental não evitar, não se segurar, não resistir e deixar a saudade de alguma coisa nos impelir na direção contrária à da solidão. Fundamental é equilibrar o que se tem e o que se quer oferecer porque nem sempre o apego alheio está no que é obvio e aparente, mas sim no que está por trás e pode ser muito mais atraente. Fundamental é, no silêncio da noite, apostarmos no dia seguinte. É abrir-nos para a gama de possibilidades humanas porque o fantástico não é divagarmos, mas sim voarmos nas brumas do infinito na direção de nós mesmos. Fundamental mesmo é se deixar ser, é se deixar viver. É deixar bater livremente o coração nessa imensidão de tempo e espaço que é nossa vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário