Saúde, Paz, Harmonia...

Prefiro as Convicções mutantes
Às incertezas constantes

Palavras que o vento não leva...

Clarice Lispector. "... uma das coisas que aprendi é que se deve viver apesar de. Apesar de, se deve comer. Apesar de, se deve amar. Apesar de, se deve morrer. Inclusive muitas vezes é o próprio apesar de que nos empurra para a frente. Foi o apesar de que me deu uma angústia que insatisfeita foi a criadora de minha própria vida. Foi apesar de que parei na rua e fiquei olhando para você enquanto você esperava um táxi. E desde logo desejando você, esse teu corpo que nem sequer é bonito, mas é o corpo que eu quero. Mas quero inteira, com a alma também. Por isso, não faz mal que você não venha, espararei quanto tempo for preciso."
Confúcio: "O que eu ouço, eu esqueço. O que eu vejo, eu lembro. O que eu faço, eu entendo."
Madre Tereza de Caucutá: "É inadmissível nos permitirmos que alguém saia da nossa presença sem se sentir melhor e mais feliz."
Paulo Freire: "A subjetividade muda no processo de mudança da objetividade. Eu me transformo ao transformar. Eu sou feito pela história ao fazê-la."
Sartre: "o importante não é o que fizeram de mim, mas o que eu faço do que fizeram de mim."
[autor]: "Palavras categóricas e ásperas são sinal de uma causa infundada."
Madre Tereza de Caucutá: "Não ame por beleza, pois um dia ela acaba, não ame por adimiração, pois um dia pode se decepcionar. Ame apenas, pois o tempo nunca poderá apagar um amor sem explicação."
Diamante: "A pessoa que briga por uma única verdade, na realidade está defendendo sua mentira!"
Voltaire: "Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las."
Oscar Wilde: "Se você não consegue entender o meu silêncio de nada irá adiantar as palavras, pois é no silêncio das minhas palavras que estão todos os meus maiores sentimentos."

domingo, 7 de novembro de 2010

Os sentimentos têm estágios?



Comecei este texto que nunca vai ser terminado. Está nessa categoria (INCONSTANTE) porque ele vai mudar conforme vocês forem lendo (e postanto) e eu mesmo for vivenciando outras coisas, pessoas, sentimentos, situações... Ele foi iniciado para ser assim mesmo: MUTANTE.

Categorizar o sentimento é uma ousadia, uma petulância da minha parte. Por isso, gostaria que entendessem que tudo o que está escrito aqui é passível de interpretação, pois está impregnado dos sentimentos que nutri ao longo da minha vida. Não estou aqui preso à qualquer campo do conhecimento... Escrevi este texto simplesmente fluindo...

Os estágios do coração, para mim, são muito bem definidos...É possível sentir atraçao por alguém, ficar enamorado, amar, se apaixonar, gostar, ter interesse. Acho também que esses estágios não são estanques - se sobrepõem - e, não raramente, se repetem, se revezam.

O que torna esses sentimentos complexos é a forma como surgem e desvanecem, ou o tempo que levam para isso, ou como as pessoas lidam com eles... As negações, os boicotes pessoais...

Bm, na verdade nada é uma verdade constante, certo? E esse texto reflete minha verdade de agora (dessas últimas horas...). Vamos lá...

1 - Sentir atração – De certa forma quem está nesse estágio agrega à uma simpatia grande pelo outro, um afeto inexplicável. É quando se diz mentalmente sem pretenção maior: “me agradada, essa pessoa!!”. É nesse fase que nota-se a energia, e a força que o outro exerce sobre nós. Às vezes é puramente física, às vezes não... Sentir atração é importante, para começar a tecer uma rede que pode via a ficar fortalecida no futuro... E que pode romper-se... O estágio da atração é a mais frágil, até porque precisa ser para termos tempo de olhar com um certo distanciamento para o outro e atingir outros níveis emoção. É o famoso gostar de graça. Eu adoro gostar de graça... Hehehe...

2 – Gostar – O afeto inexplicável toma uma forma mais doce. Identifica-se que não é puramente uma atração física. A Afeição é maior. Comparado com o sentimento que temos em uma amizade, mas com um tom de vermelho-pimenta, pois a atração física está intimamente envolvida também. É quando começamos a notar as afinidades. Nesta fase, são considerados prazeros - e há muita expectativa - os momentos em que se vai encontrar a pessoa de quem se está gostando. Neste estágio, não necessariamente, há um impulso para mostrar-se, mas aproveitamos cada situação para estar próximo e olhar furtivamente. Há muitas pessoas que confundem muito um simples gostar com algo mais elaborado... E-SE-FO-DEM!

3 – Estar interessado/interessada – Para quem não gosta de se colocar, este estágio é complicado, porque é quando o coração diz por dentro - querendo sair - que a gente se importa, que há um apego. Em todas as fases há um espetadinha na espinha, um friozinho na barriga, um “pigarro idiopático”. É um período muito curto ou muito longo, depende de como a pessoa lidou com a atração e do que fez com o gostar, pois o intresse mistura volição e instinto. Está junto com todas as etapas e determina seu prolongamento ou a sua brevidade, sua intensidade e também a sua finitude. Sobremaneira, é o interesse que move a engrenagem de todos os sentimentos. Não me perguntem de onde eu tirei isso... Eu não sei, mas o que percebo é que muitas vezes a acomodação é confundida com interesse, por várias razões. Manter uma relação por acomodação não amadurece os sentimentos, pois é o famoso ´empurrar com a barriga´. Manter uma relação por interesse (afetivo, pelo amor de Deus!) é tornar-se cada vez mais disponível para o outro. E, sinto tanto em dizer, mas tanto uma coisa como a outra é notada pelo casal, é vista. Mas em muitos casos ambas são ignoradas... E são tantos os motivos disso... Ai,ai...

4 – Enamorar – Começa o encanto. Alguns dizem que é o mesmo que apaixonar-se e pode até ser, mas em um nível menos intenso, pois para mim está mais para o enlevar. Um certo estágio de torpor e ansiedade. Medo e ousadia... E tudo muito comedido, contido. Sinceramente, acho que muitas pessoas pulam esse estágio (ou oconfundem).e passam ao seguinte... E isso não é nada didático para coração. É preciso sentir o medo e olhar com distância, antes de se lançar. Acho até que a fase do enamoro deve ser prolongada, como um estudo... rsrsrs... Existem pessoas rápidas e pessoas lentas, sendo que estas últimas sofrem demais no enamoro, que é uma das fases mais solitárias e platônicas e extasiantes. Adoro ficar enamorado e surto com as confusões que faço... Fico histriônico... Mas hoje sem bem quais são as válvulas de escape e ando com o espelho debaixo do braço... KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK...

5 - Apaixonar-se – Tudo conflui. É como se nesse estágio houvesse a somação de todos os sentimentos. Quando a paixão é despertada, há um brilho,um interesse vivo. É enamorar-se aguda e perdidamente. Uma empolgação que palpita. Quem lida bem com a auto-estima se lança, o povo do outro lado entra em outra dimensão do sofrimento... Argh! Já passei por isso... E eu acho, particularmente, patológico. Principalmente ficar apaixonado por alguém e ficar de boca calada. Credo! A paixão pode ser considerada o clímax de um momento ou de uma fase, é a agudização de um sentimento que pode minguar... Ou pode amadurecer... Apaixão é outro sentimento que perpassa estágios, mas marca seu momento com uma definição cartesiana. Quando dizemos que estamos de amor renovado, por exemplo, necessariamente, estivemos reapaixonados pela pessoa com quem estamos. Particularmente (sempre particularmente, heim, gente!), acho uma dádiva ter a possibilidade de se reapaixonar e perceber isso... É, porque apesar de marcadamente assinalado não é um estágio que todos percebem com clareza porque ocorre justo nos relacionamentos amadurecidos e que, portanto, estão envoltos com um cotidiano que às vezes ultrapassa o limite do coração... Daí... Bom, não era pra dar conselho, só expressar minha opinião: “fica atento/atenta... Abre seu olho, senão o que é importante se afasta, principalmente se por algum motivo é o outro que se reapaixonou por você”. Depois que escapole, escapole... Aí fudeu!

Amar – A gente pode, seguramente, ir somando tudo... E aqui a gente põe uma pitada generosa de ternura, de dedicação, de devoção; de companheirismo, de lealdade. É uma afeição viva, mas disciplinada (excetuemos aqui os casos patológicos?). Quando estamos amando – quem já passou por isso, vai concordar comigo – tem um momento em que surge um abraço, um abraço tão carregado de emoção que a vontade é interpenetrar o outro, tomar seu lugar, tornar-se o outro, fazer parte dele, misturar-se... Ser um só. Esse momento é sublime. Não se tem por qualquer um. Repito, esse momento é sublime... É sublime... Amar é a paixão amadurecida pra mim. É um estágio que naturalmente comporta a aceitação do outro, aturar, suporar o outro. Quem ama está pronto para doar-se completamente, para zelar... Porque todos os sentimntos são incondicionais, mas o amor é sacerdotal. Esse é um estágio muito delicado, sobretudo. Porque quando se está junto cabe ao outro – responsabilidade faz parte dessa mistura – dar sustento, equilíbrio para o amor do/a companheiro/a. O amor compartido é um elo, portanto, de forma obvia, envolve duas pessoas (Hum... Espero ter me expressado direito). Negar-se à responsabilidade de cuidar do outro e um crime, pois deixa o outro à deriva e, às vezes, amando sozinho. Quando nos reapaixonamos (viu?), reinventamos o amor. É na reinvenção do amor que está o amadurecimento das relações. Eu, de minha parte, só consegui reinventar o amor uma única vez na minha vida... Espero passar por todos esses estágios novamente para poder ter a oportunidade, um dia, de me reapaixonar e reinventar um novo amor. Bom, amor nunca é igual. Sentimentos não são iguais, na verdade... Cada um sente o seu de um jeito muito especial... Mas aqui quero falar do amor pela mesma pessoa. Falo do amor fruto da repaixão e da reinvenção. Não é incomum a gente ouvir “você não me ama como amava antes!”... Porra! Claro que não! A partir de um determinado momento a gente começa a amar as mudanças pelas quais a pessoa com quem estamos passa: as gordurinhas a mais ou a carne de menos, as rugas, a idade, as manias, os dissabores pessoais... Tudo isso faz parte da rede (lembram?) que forma o amor entre um casal. Daí que, EU, não posso amar da mesma maneira uma pessoa, que naturalmente se transforma com o tempo. E como ele. Como diz uma amiga minha: “ai, ai, ai... ui, ui, ui”.

Por enquanto é isso. Tô saindo pra ir a praia. Um sol tímido surgiu e não quero desperdiçá-lo. Prometi pra muita gente e para mim mesmo, uma marca de sunga. Preciso tê-la... Afinal, pelos meus conceitos, estou me sentindo atraído por alguém... Hehehe...

Bjksssssssssssssssssss

Nenhum comentário:

Postar um comentário