Saúde, Paz, Harmonia...

Prefiro as Convicções mutantes
Às incertezas constantes

Palavras que o vento não leva...

Clarice Lispector. "... uma das coisas que aprendi é que se deve viver apesar de. Apesar de, se deve comer. Apesar de, se deve amar. Apesar de, se deve morrer. Inclusive muitas vezes é o próprio apesar de que nos empurra para a frente. Foi o apesar de que me deu uma angústia que insatisfeita foi a criadora de minha própria vida. Foi apesar de que parei na rua e fiquei olhando para você enquanto você esperava um táxi. E desde logo desejando você, esse teu corpo que nem sequer é bonito, mas é o corpo que eu quero. Mas quero inteira, com a alma também. Por isso, não faz mal que você não venha, espararei quanto tempo for preciso."
Confúcio: "O que eu ouço, eu esqueço. O que eu vejo, eu lembro. O que eu faço, eu entendo."
Madre Tereza de Caucutá: "É inadmissível nos permitirmos que alguém saia da nossa presença sem se sentir melhor e mais feliz."
Paulo Freire: "A subjetividade muda no processo de mudança da objetividade. Eu me transformo ao transformar. Eu sou feito pela história ao fazê-la."
Sartre: "o importante não é o que fizeram de mim, mas o que eu faço do que fizeram de mim."
[autor]: "Palavras categóricas e ásperas são sinal de uma causa infundada."
Madre Tereza de Caucutá: "Não ame por beleza, pois um dia ela acaba, não ame por adimiração, pois um dia pode se decepcionar. Ame apenas, pois o tempo nunca poderá apagar um amor sem explicação."
Diamante: "A pessoa que briga por uma única verdade, na realidade está defendendo sua mentira!"
Voltaire: "Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las."
Oscar Wilde: "Se você não consegue entender o meu silêncio de nada irá adiantar as palavras, pois é no silêncio das minhas palavras que estão todos os meus maiores sentimentos."

sábado, 6 de novembro de 2010

Ser solteiro


Ser solteiro é uma tarefa árdua, sobretudo nas grandes cidades... Tarefa grandiosa para os que se consideram vencedores e penosa para os que têm a idéia de fracasso constante. E não há fórmulas para se dar bem.

Mas, independente de como se vê a solteice, não há medidas exatadas para se sair dela. O que pode ser um bom tempero para alguns é picante demais ou sem gosto para outros... Não há como se preparar para acertar.

Não há fórmulas de atitude, estilo, postura. Cada um busca no outro algo muito particular, essencial, especial. E tem a ver com o que esse outro identifica como aprazível para ele: pode ser excesso, falta ou equilíbrio...

Pois é, nessa vida de solteiro e solteira, há duas situações: ou se quer ou se diz que não quer um relacionamento.

Particularmente, acho que quem diz que não quer foge da responsabilidade de cuidar. Mas essa é uma visão muito minha e pode não ser compartilhada por ninguém.

Os que dizem querer demoram até encontrar o par que também quer ou enfrentam a longa fila dos que não querem. É inerente a busca constante seja por algo fugaz, seja por algo duradouro.

Refletir sobre isso é importante porque traz uma visão das atitudes que tomamos, dos lugares que frequentamos, das pessoas que atraimos... É difícil esse exercício, pois junto com ele vem a percepção de si mesmo e o nítido desenho dos padrões que repetimos. Há de se aventurar nessa empreitada por mais que neguemos a necessidade.

Definitivamente ser solteiro requer preparo. Do contrário caímos nas armadilhas criadas por nós mesmos... E, sinceramente, prefiro o desafio da construção de um relacionamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário